med aulaAula inaugural da 2ª turma de Medicina

Solenidade contou com a presença do prefeito José Fernandes

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Na manhã desta segunda-feira, dia 6, os novos alunos de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis – FEMA foram recebidos pelos membros da instituição e de autoridades locais, dentre eles o prefeito da cidade, José Fernandes.

“Queremos uma saúde pública de qualidade, uma população mais bem atendida. Temos esperança por vocês, jovens que chegam agora, pra fazer uma sociedade mais igualitária”, disse o prefeito, acompanhado do vice, Márcio Veterinário, e do secretário da Saúde, Fabiano Morelli, durante discurso na aula inaugural.

O diretor da FEMA/Imesa, Eduardo Vella, destacou o convênio mantido entre a FEMA e a Prefeitura. “Nossos alunos estão presentes nas unidades de saúde participando do processo ligado à rede pública. É o papel social do curso de Medicina”.

med aula2Nas boas-vindas aos alunos, Vella citou o trabalho que vem sendo realizado junto à coordenação do curso de Medicina. “Estamos atendendo as principais necessidades da graduação desde a primeira turma e agora também com os novos estudantes. Além de estrutura de ponta, investimos constantemente na capacitação de professores”.

Na visão do novo presidente do Conselho Curador da FEMA, o arquiteto Arildo José de Almeida, a Medicina estabelece um compromisso social importante com a comunidade. “A fundação nasceu da vontade pública, esse é o nosso DNA. Vamos continuar a oferecer um curso de qualidade em uma interface de conhecimento da comunidade, da saúde”.

Além das autoridades, também estavam presentes no Anfiteatro familiares e amigos dos 40 novos estudantes de Medicina, e ainda os alunos veteranos do curso.

Metodologia e Estrutura

Logo depois da recepção inicial, o coordenador do curso, o doutor Jairo César do Reis, fez uma breve exposição sobre a graduação. O docente ressaltou conceitos importantes de universalização do atendimento e de acesso à saúde interligado com o sistema de saúde local, princípios que norteiam a Medicina na FEMA.

Junto à Secretaria Municipal de Saúde, a fundação mantém importante acordo com a Prefeitura para que os alunos tenham contato com a rede pública.

Os estudantes atuam nas unidades da Estratégia de Saúde da Família em atividades ligadas à prevenção de doenças e levantamento epidemiológico com indicadores de saúde para compreender a necessidade das famílias.

Um outro diferencial da graduação, lembrou Jairo César dos Reis, está na proposta pedagógica baseada na metodologia ativa. O formato é caracterizado por estratégias que envolvem o Aprendizado Baseado em Problemas (PBL), em Equipes (TBL), a Problematização e a Tutoria nas Habilidades.

Para isso, alunos e professores contam com uma ampla estrutura dentro da instituição. A principal delas é o Laboratório de Práticas em Ciências da Saúde Professor Doutor Ulysses Telles Guariba Netto.

O espaço conta com tecnologia de ponta e permite aos estudantes colocar em prática os conteúdos assimilados nas aulas teóricas. O laboratório está dividido em três setores: Morfo-funcional, Simulação Realística Avançada e Habilidades.

med aula1

MAIS FOTOS