conic semespEnfermagem também estará no congresso

Graduação apresentará seis trabalhos no Conic-2016

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

O curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis – Fema também estará presente neste fim de semana na 16ª edição do CONIC-Semesp, em Guarulhos, SP.

Ao todo, seis alunos tiveram seus trabalhos aceitos e serão apresentados no congresso. As pesquisas, orientadas pelos professores Rosângela Gonçalves da Silva, Daniel Augusto da Silva, Caroline Lourenço de Almeida e Verusca Kelly Capellini, estão relacionadas às áreas de urgência, saúde pública e infecção hospitalar.

Três dos artigos foram desenvolvidos com recursos do PIC, o Programa de Iniciação Científica da Fema: “Conhecimento dos discentes do curso de Enfermagem quanto urgência e emergência”, da aluna Izabela Aparecida Moro da Silva, “Estresse em profissionais do serviço de atendimento móvel de urgência de Assis”, de Kethilin Talita Persiliano Aragão, e “Identificação das principais teorias de Enfermagem utilizadas nos diferentes níveis de atenção à saúde”, de Lúcio Henrique D’Ávila Moreira.

A outra metade corresponde às pesquisas realizadas para as monografias, trabalhos de conclusão de curso. “Drogadição gestacional e suas consequências ao recém-nascido: A importância da assistência de Enfermagem”, feito por Denise Pereira Rodrigues, “Infecção do sítio cirúrgico de acordo com a classificação de cirurgias pelo potencial de contaminação”, de Fernando Roger de Souza, e “A humanização e a assistência de Enfermagem ao parto normal”, de Cintia Domingues Neves Tineu.

Realizado pelo Semesp, o Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior, desde 2001, o Congresso Nacional de Iniciação Científica, CONIC, tem como objetivo identi­ficar talentos, estimular a produção de conteúdo científico, além de viabilizar na prática os projetos apresentados pelos alunos, por meio do exercício da criatividade e de conhecimentos adquiridos.

O CONIC-Semesp apoia o desenvolvimento intelectual contínuo dos alunos do Ensino Superior, incentiva a pesquisa, a arte e a cultura e busca facilitar o contato com o que há de mais novo no mercado, ao mesmo tempo em que promove visibilidade e valor aos trabalhos apresentados.

A 16ª edição do CONIC-Semesp acontece nesta sexta-feira, 25, e sábado, 26, na faculdade ENIAC, em Guarulhos, região metropolitana de São Paulo. Os artigos mais bem avaliados em cada uma das categorias receberão premiações em dinheiro.

Neste ano, a Fema conta com oito apresentações. Além das seis do curso de Enfermagem, dois artigos de estudantes da Ciência da Computação também foram aceitos.