Medicina é realidade na Fema

Curso tem suas primeiras atividades nesta semana

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema deu início em grande estilo ao tão sonhado curso de Medicina na manhã desta segunda-feira, dia 15.

Os estudantes foram recebidos em aula inaugural que contou com a presença de diversas autoridades locais e agentes públicos.

O diretor da Fema/Imesa, Eduardo Augusto Vella Gonçalves, agradeceu a presença de todos e deu às boas vindas ao corpo docente e discente da Medicina. “Felicito os alunos que estudaram com dedicação para passar no vestibular e por confiar na nossa instituição”.

Em sua apresentação, Vella destacou o empenho dos funcionários e coordenadores da fundação. “Vocês foram peça fundamental nesse processo, por sonharem com a gente e permitir essa realização, essa conquista”. Em 2016, a Fema conta com 10 graduações. São 2200 estudantes de 220 diferentes cidades, representando 12 estados brasileiros.

O prefeito de Assis, Ricardo Pinheiro Santana, parabenizou o esforço da instituição e em particular o diretor Vella. “Foi um grande aprendizado estar ao lado do Vella. Vi o seu jeito sério de trabalhar, dedicação, lealdade e comprometimento”.

Comprometimento também foi a palavra que o prefeito destacou ao se referir ao envolvimento de toda a sociedade assisense e de sua equipe. “Tivemos o apoio de todas as secretarias, que concordaram em apertar o cinto para que, juntos, levantássemos os recursos necessários para a realização da Medicina da Fema”.

Santana lembrou ainda da atuação dos prefeitos da região do Paranapanema que, por intermédio do Civap, assinaram o apoio à Medicina de Assis. O prefeito de Cândido Mota, Zacharias Jabur, marcou presença no evento. “Momento histórico para a Saúde do Vale do Paranapanema”.

Acompanhado da vice-prefeita e médica Dra. Lenilda e da secretária da Saúde Denise Carvalho, o prefeito de Assis ressaltou os investimentos feitos na área da saúde, não só para estruturar o curso de Medicina da Fema como também oferecer um atendimento de qualidade à população. “Assis gasta 30% do orçamento na Saúde. Não tenho duvidas de que agora com essa parceira com a Fema seremos referência no estado de São Paulo e no Brasil”.

O diretor da Fema Eduardo Augusto Vella Gonçalves ratificou as palavras de Santana. “Assumo o compromisso de que vamos trabalhar dia e noite para oferecer o melhor curso de Medicina do Brasil”.

O médico Jairo Cesar do Reis, coordenador da Medicina, já deu inicio às atividades do curso durante a aula inaugural. Os 11 professores, além dele, apresentaram-se um a um e falaram sobre a estrutura montada para o primeiro ano. O corpo docente é formado por um grupo seleto com mestres e doutores formados em Farmácia Bioquímica, Medicina, Enfermagem, dentre outras áreas da Saúde.

Professor Ulysses Guariba

A grande ausência no cerimonial de abertura da Medicina da Fema foi o presidente do Conselho Curador, professor Ulysses Guariba, que se recupera de uma cirurgia.

O nome dele foi destaque no discurso dos integrantes da mesa. “Se esse curso tem um pai, esse pai se chama Ulysses Guariba”, disse o diretor da Fema Eduardo Vella. “Isso tudo aqui hoje só possível porque alguém sonhou primeiro”.

O prefeito de Assis também rendeu sua homenagem. “Grande sonhador, grande batalhador. O professor Ulysses é um dos grandes nomes dessa conquista da Medicina”.

Guariba, no entanto, deixou em vídeo uma mensagem para receber os alunos da nova graduação. “Quero saldá-los nesse começo de curso. Teremos todos um grande trabalho de reflexão, de estudo e de dedicação para toda nossa sociedade”. O professor foi aplaudido por todos que estavam ali no anfiteatro da Fema.