Aula-simulada de Medicina tem apoio de Civap e SAMU

Estudantes foram surpreendidos durante atividade no anfiteatro

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

Na manhã desta quarta-feira, 17, os estudantes do curso de Medicina da Fema foram pegos de surpresa ao se depararem com um colega que supostamente teve um mal-súbito.

Fabiano Munir e Helena Leite, alunos da Enfermagem, se infiltraram na primeira turma de Medicina e participaram de uma dinâmica no anfiteatro. Ao final da atividade, Munir encenou um mal estar seguido de um desmaio.

Rapidamente, os calouros da Medicina se mobilizaram acreditando se tratar de um acontecimento real, ajudando a liberar espaço entre as cadeiras e auxiliando os professores que prestavam o atendimento inicial.

A simulação ganhou contornos de realidade com a chegada da equipe do SAMU da Regional de Assis. De dentro do prédio, era possível ouvir a sirene da ambulância. Os profissionais do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência, Maria Amélia Estevam e Éder Hideki, colaboraram com a ação, trazendo inclusive uma maca.

Os estudantes de Medicina demonstravam uma certa apreensão com a cena. O silêncio respeitado por todos era cortado pelos rápidos cochichos buscando entender o que aconteceu ou também sugerindo o que deve ser feito nesse tipo de atendimento.

A encenação terminou após 15 minutos assim que Fabiano Murer se levantou. Os professores, então, explicaram aos alunos que tudo não passava de uma simulação.

Além do apoio da Enfermagem e do SAMU, a atividade teve a colaboração do Civap, o Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema. A diretora do consórcio Ida Franzoso de Souza, que acompanhou o evento, disse que a Medicina sempre terá o apoio do consórcio. “Vocês são profissionais que precisamos muito. Colocaremos UPA, SAMU à disposição para ajudar o novo curso da Fema.”