Foto Prof GuilhermeFema participa do É Dia de Java

Professor Guilherme de Cleva Farto ministrará o workshop Java 8: Expressões Lambdas e API de Streams

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

A Fundação Educacional do Município de Assis – Fema mais uma vez marca presença no É Dia de Java, que acontece nos dias 19 e 20 de agosto na Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O professor Guilherme de Cleva Farto, da Coordenadoria de Informática, ministrará workshop.

O objetivo do evento, que chega à sua 15ª edição, é compartilhar os avanços da plataforma e fortalecer o ecossistema Java. Além disso, o encontro é uma oportunidade de reunir a comunidade de desenvolvedores e arquitetos de soluções em Java para apresentar e discutir as tendências da tecnologia.

Com o título “Java 8: Expressões Lambdas e API de Streams", a apresentação do professor da Fema vai explorar, de maneira prática, uma parte fundamental das funcionalidades providas pela versão 8 da plataforma.

"A partir do JDK 1.8, diversos recursos foram disponibilizados na plataforma Java, como a programação funcional, o novo engine de execução dinâmica com Javascript/Nashorn e a nova API para manipulação de dados temporais”, explica Cleva Farto. “No workshop, o enfoque maior será nos conceitos de Lambdas e API de Streams, considerados as novidades mais relevantes do Java 8, e de como podem ser adotados de maneira efetiva e performática em projetos reais”.

Os ex-alunos da instituição Tamires Alves da Silva (graduada em Matemática e Análise e Desenvolvimento de Sistemas) e Adauto Matuzaki (Ciência da Computação) atuarão como mentores nessa apresentação.

É a terceira participação de Guilherme Cleva Farto no É Dia de Java. Em 2013, o professor fez o workshop “Componentes customizados: Android te dá asas!" e, no ano anterior, falou sobre “"Introdução à metaprogramação com Java Reflection API".

A Coordenadoria de Informática prepara uma excursão que levará cerca de 50 alunos da Fema, dos cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e de Ciência da Computação, a São Carlos. “A Fema pagará os custos de transporte. Todo mês de agosto, os alunos ficam na expectativa em relação ao evento”, conta o professor doutor Alex Sandro Romeo de Souza Poletto que, com o apoio dos professores Domingos de Carvalho Vilella Junior e Diomara Martins Reigato Barros, organiza a ida dos estudantes.

Na edição passada, 18 instituições de ensino estiveram no evento. Em relação ao número de estudantes presentes, a Fema foi a terceira maior representada.

O É Dia de Java, totalmente gratuito, é organizado por membros acadêmicos da UFSCar e por profissionais de empresas de tecnologia como IBM, Google e UOL, além do grupo SouJava. A décima quinta edição do evento será realizada na sexta-feira, dia 19, e no sábado, 20, nos laboratórios do Departamento da Computação e no Teatro Florestan Fernandes da Universidade Federal de São Carlos.

diadejava web

LEIA MAIS NOTÍCIAS