mestrado fartoProfessor defende mestrado em Engenharia de Software

Pesquisa traz contribuição ao Teste Baseado em Modelo no contexto de aplicações móveis

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação Fema

O professor Guilherme de Cleva Farto, da Fundação Educacional do Município de Assis - Fema, defendeu neste mês sua dissertação de mestrado intitulada “Uma contribuição ao Teste Baseado em Modelo no contexto de aplicações móveis”, sob a orientação do prof. Dr. André Takeshi Endo. O trabalho é parte do resultado do Programa de Pós-Graduação em Informática (PPGI) pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR, em Cornélio Procópio).

As pesquisas realizadas no programa de mestrado são contextualizadas em computação móvel e em engenharia de software para aplicações móveis. Características e fatores relacionados ao contexto de aplicações móveis impõem restrições como telas limitadas, menor poder de processamento, instabilidade em comunicação, dentre outros.

Há um rápido crescimento na popularidade de dispositivos móveis, resultando no aumento da demanda por testes precisos, repetíveis e apoiados por abordagens específicas. Entretanto, muitas empresas não consideram as etapas de teste em aplicações móveis e, a maioria das que consideram, realizam de maneira incorreta ou incompleta.

Dessa forma, o objetivo do trabalho foi o de investigar a aplicabilidade de TBM (Teste Baseado em Modelo) e ESG (Event Sequence Graph) no contexto de aplicações móveis. Os pesquisadores consideram a utilização de especificações formais para a geração de casos de teste mais eficientes e eficazes.

Após amplo mapeamento para identificar pesquisas em teste de aplicações móveis, 108 estudos foram classificados como relevantes e relacionados à pesquisa do professor da Fema Guilherme de Cleva Farto. A partir de então, um estudo experimental foi realizado para avaliar a adoção de TBM e ESG em mobilidade.

Após, uma abordagem específica apoiada pelo reuso de modelos ESG foi proposta, assim como uma ferramenta de apoio para suportar as estratégias definidas.

A abordagem e a ferramenta de apoio propostas foram avaliadas ao final da pesquisa, obtendo-se como resultados positivos a redução nos esforços para concretização dos casos de teste gerados e a capacidade de detecção de defeitos quando características inerentes ao contexto de aplicações móveis são acrescidas aos modelos ESG originais.

Além do orientador André Endo, participaram da banca de defesa da dissertação o prof. Dr. Alexandre L'Erario, da UTFPR/CP, e a prof. Dra. Simone do Rocio Senger de Souza, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP de São Carlos.

“A defesa da dissertação de mestrado foi o mais importante passo em minha vida acadêmica. Agradeço imensamente a exímia orientação e singular amizade do prof. André Endo, bem como dos professores que compuseram a banca de avaliação e dos demais professores do programa de mestrado”, diz o professor Guilherme Farto.

Os resultados apontados na pesquisa de Farto foram compartilhados ao longo do programa de mestrado, destacando-se a participação no XII Workshop de Teses e Dissertações em Qualidade de Software (WTDQS, em Blumenau, Santa Catarina) e a apresentação de um artigo científico na XL Latin American Computing Conference (CLEI, em Montevidéu, Uruguai).

Experiências também foram relatadas em três artigos publicados em uma revista de Engenharia de Software e em uma edição especial da Electronic Notes in Theoretical Computer Science (ENTCS).

O professor Guilherme Farto destaca a relevância da publicação dos resultados de sua pesquisa. “A publicação foi uma importante etapa. As experiências adquiridas ao longo do mestrado contribuíram com a condução do trabalho. Compartilhar o que se tem desenvolvido, bem como receber críticas, comentários e elogios de outros pesquisadores apoia, e muito, na evolução do pensar e investigar”.

LEIA MAIS NOTÍCIAS