FEMA SME site

FEMA e SME unem forças em parceria

Colaboração visa promover educação científica para estudantes da rede municipal de ensino

Na tarde do dia 22 de fevereiro de 2023, professores e coordenadoria do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) se reuniram com representantes da Secretaria Municipal Educação de Assis (SME) para discutir uma promissora parceria firmada com o objetivo de enriquecer o ensino na região. O encontro, realizado nas instalações da FEMA, reuniu os representantes do curso de graduação da FEMA com gestores da SME e diretoras de escolas do ensino fundamental regulares do município.

O foco da colaboração será o desenvolvimento conjunto de uma feira de ciências, envolvendo alunos do primeiro ano do curso de Química e das escolas municipais de ensino fundamental. Esse projeto faz parte das atividades de extensão da instituição e está inserido na implantação da curricularização da extensão, que tem como um dos objetivos proporcionar, aos estudantes envolvidos no projeto, a oportunidade de se reconhecerem como agentes de transformação social, além de aprimorar a própria sensibilidade e qualificar suas práticas nos espaços de formação e atuação profissional.

Dessa forma, a iniciativa também visa fortalecer a educação científica, proporcionando aos alunos do ensino fundamental uma experiência prática e interativa por meio da feira de ciências, explica o coordenador do curso de Química, professor Me. Alexandre Vinicius Guedes Mazalli. “A participação ativa dos alunos do primeiro ano do curso de Química da FEMA nesse evento irá não apenas enriquecer o aprendizado deles, mas também estimular a troca de conhecimentos entre diferentes níveis educacionais”, declara.

Essa parceria promete trazer benefícios mútuos. As escolas municipais terão a oportunidade de enriquecer o currículo, proporcionando aos alunos uma vivência mais ampla e integrada no campo científico. A professora do curso de Química, Mary Leiva de Faria, uma das idealizadoras do projeto, comenta que ele foi pensado para ser um movimento dialógico, interdisciplinar e indissociável dos conteúdos aprendidos em sala de aula. A professora ainda complementa que a iniciativa contribuirá para a formação dos estudantes, compartilhando conhecimentos e experiências por meio da participação ativa na feira de ciências.

A união entre a Secretaria Municipal de Assis e a FEMA reflete um compromisso com a educação de qualidade e inovação no ensino, promovendo o desenvolvimento intelectual e prático dos estudantes de ambos os níveis de ensino. Esta parceria promete abrir caminhos para futuras colaborações, fortalecendo o vínculo entre instituições educacionais e enriquecendo o cenário educacional local.