FEMA ENEPE site

Estudantes apresentam trabalhos no ENEPE

Estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) marcaram presença no Encontro Nacional de Ensino, Pesquisa e Extensão (ENEPE 2023) da Universidade do Oeste Paulista (Unoeste). O evento proporcionou a oportunidade para que os participantes apresentassem resumos de pesquisas desenvolvidas no âmbito do Programa de Iniciação Científica (PIC) no ano de 2022, sob a orientação do renomado professor Dr. Alan José Barbosa Magalhães.

O grupo, através de apresentações orais em forma de resumo simples, compartilharam os resultados de suas pesquisas que exploraram os efeitos de um programa de treinamento resistido e orientação nutricional sobre a composição corporal e a qualidade de vida de funcionários de uma instituição de ensino superior. ​

A estudante Gabriela Ampudia Faria, do primeiro ano, apresentou o trabalho intitulado “Qualidade de vida de funcionários de uma instituição de ensino superior: participantes de um programa de treinamento resistido e orientação nutricional”; Joyce Kelly da Silva Santos, do terceiro ano, apresentou o trabalho intitulado “Parâmetros cardiovasculares de funcionários de uma instituição de ensino superior: participantes de um programa de treinamento resistido e orientação nutricional”; Kamilli Ferri Brancalhão, também do terceiro ano, apresentou o trabalho intitulado “Treinamento resistido e orientação nutricional: efeitos sobre a composição corporal de trabalhadores do ensino superior”.

Estes trabalhos são de coautoria de Andressa Schmidt Arruda, Francine Molgora Ferreira, Jéssica Vasconcelos Claudio, Maria Clara Ferreira Bueno, Maria Vitória Antônia dos Santos, Rafael Yanaguihara Bispo, do curso de Fisioterapia, e Ana Flávia Cardoso e Larissa Silva Matiolli Martins, do curso de Medicina. Além disso, é de coorientação do professor Dr. Ednir de Oliveira Vizioli, do curso de Medicina, e da professora Dra. Luciana Pereira Silva, do curso de Enfermagem.

Os resumos apresentados também são frutos da pesquisa “guarda-chuva” intitulada “Efeitos de um programa de treinamento resistido e orientação nutricional sobre a composição corporal e a qualidade de vida de funcionários de uma instituição de ensino superior”, desenvolvido por meio do PIC, mantido pela FEMA.

A análise antropométrica realizada revelou efeitos positivos do exercício físico associado a orientações nutricionais sobre a capacidade física, composição corporal e qualidade de vida dos trabalhadores da FEMA envolvidos no projeto. O professor Dr. Alan José Barbosa Magalhães destaca: “Os achados do presente estudo vão ao encontro das evidências literárias atuais, indicando a necessidade da prática de exercícios físicos e orientações nutricionais para promoção de saúde física e psicológica dos trabalhadores”, comenta o professor.

A coordenadora do curso de Fisioterapia da FEMA, professora Ma. Mariana Pereira Bertoche, enfatizou a importância dessa pesquisa e ressaltou que o envolvimento dos estudantes no PIC proporciona não apenas um enriquecimento acadêmico, mas também contribui para a formação de profissionais comprometidos com a busca por soluções inovadoras e eficazes na área da saúde. "As descobertas científicas contribuem para a promoção da saúde física e psicológica dos trabalhadores, alinhando-se com as evidências literárias contemporâneas, e estou muito satisfeita com o comprometimento dos alunos e a orientação do professor Dr. Alan José Barbosa Magalhães, reforçando a missão da FEMA em promover o desenvolvimento acadêmico e científico de seus estudantes", finaliza.