FEMA BrincarTerapeutico site

Estudantes promovem o Brincar Terapêutico

Ação social teve o objetivo de fortalecer laços afetivos e estimular o desenvolvimento infantil no CRAS IV

Na manhã do dia 22 de outubro, estudantes do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em conjunto com as professoras Dra. Cassia Regina Saade Pacheco e Ma. Maria Eulália Baleotti, realizaram uma iniciativa social intitulada "Brincar Terapêutico" no Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) IV, localizado no bairro Colinas.

A ação, organizada por meio de uma parceria do CRAS IV com as estudantes do segundo ano noturno Angélica Maria Cavassani Pinto, Júlia de Cássia Oliveira e Yasmin Sanches Silva de Campos, teve a colaboração das docentes Maria Eulália Baleotti e Cassia, e envolveu uma série de atividades lúdicas, que estimulam a coordenação motora grossa e fina, equilíbrio, concentração e raciocínio das crianças. Os estudantes também entregaram às crianças bilboquês feitos a partir de garrafas pet, produzidos pelo setor de tecnologia assistiva, juntamente com doces arrecadados.

O principal objetivo da atividade foi proporcionar orientações aos pais e responsáveis presentes sobre as diferentes fases do desenvolvimento neuropsicomotor das crianças, além de destacar as brincadeiras mais adequadas para cada etapa. A iniciativa do "Brincar Terapêutico" tem como propósito primordial incentivar o desenvolvimento infantil e fortalecer os vínculos entre pais e filhos por meio da interação lúdica, criando laços afetivos sólidos que ajudam a proteger as crianças contra os riscos da vulnerabilidade social que afetam essa comunidade.