FEMA Adriana site

Professora tem artigo publicado em revista

Artigo, produzido em parceria com a Faculdade de Medicina de Marília, está disponível na íntegra no site da Revista Brasileira de Enfermagem

A professora Dra. Adriana Avanzi Marques Pinto, do curso de Enfermagem da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), teve um artigo publicado na Revista Brasileira de Enfermagem (REBEn), uma das principais revistas científicas da área da enfermagem no Brasil.

O artigo, intitulado "Avaliação do processo de aprendizagem de técnicos de enfermagem: utilização de ferramenta de análise qualitativa", foi desenvolvido em parceria com a professora da Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), Dra Maria José Sanches Marin, e teve como objetivo avaliar o processo de aprendizagem de técnicos de enfermagem.

Para a pesquisa, foi utilizada a ferramenta NVivo Plus 11, que permite uma melhor análise qualitativa de dados, através de geração de gráficos. Os resultados mostraram que o processo de aprendizagem dos técnicos de enfermagem encontram-se essencialmente pautados no método tradicional, embora existam iniciativas de implantação de estratégias ativas e reconhecimento da importância de avançar na proatividade do estudante e aproximação com a prática.

"Este artigo é um importante resultado da área de pesquisa que atuo envolvendo ensino e aprendizagem de enfermagem", disse a professora Adriana. "Espero que ele possa contribuir para a melhoria da formação dos técnicos de enfermagem em todo o país”, finalizou.

O artigo está disponível na íntegra no site da REBEn e pode ser acessado pelo link.

Sobre a professora Adriana Avanzi

A professora Adriana é graduada em Enfermagem pela Faculdade de Medicina de Marília (FAMEMA), tem mestrado em Enfermagem na área de Concentração e Cuidado em Saúde pela Universidade de São Paulo (USP) e possui doutorado em Enfermagem pela Universidade Estadual de São Paulo (UNESP). Atualmente, é professora das disciplinas de Enfermagem em Terapia Intensiva Adulta e Enfermagem Baseada em Evidências da FEMA, além de ser co-orientadora do Programa de Mestrado Profissional em Enfermagem da FAMEMA.