FEMAFisioNot

Revista publica artigo sobre câncer de mama

Pesquisa estuda a influência do tempo sentado em pacientes com câncer de mama

A docente do curso de Fisioterapia, professora Dra. Mariana Romanholi Palma, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), teve um artigo de sua tese de doutorado publicado pela revista Supportive Care in Cancer, na edição de outubro de 2021, sobre a influência do tempo sentado na modulação autonômica cardíaca em mulheres sobreviventes ao câncer de mama.

"A prática de atividade física é fundamental para a saúde. No entanto, uma pessoa pode ser fisicamente ativa e ter elevado comportamento sedentário (passar horas sentada, reclinada ou deitada para ler, estudar, assistir televisão, usar computador ou celular), o que também é prejudicial à saúde. Portanto, além de manter-se fisicamente ativa, é importante reduzir o comportamento sedentário. Isso pode ser feito diminuindo o tempo em que passa sentada ou programar intervalos para manter-se em pé (quanto maior frequência melhor)." - professora Dra. Mariana Romanholi Palma.

Intitulado “Association between cardiac autonomic modulation and sedentary behavior in breast cancer survivors: a 12-month cohort study”, o artigo publicado apontou que as sobreviventes ao câncer de mama aumentaram o tempo sentado (comportamento sedentário) no período de 12 meses de acompanhamento, e essas mudanças foram relacionadas a prejuízos na modulação autonômica cardíaca. Por isso, incentivar a redução do tempo sentado e a adoção de hábitos de vida mais ativos para essa população, podem ser estratégias importantes para prevenção de vários problemas de saúde a longo prazo, incluindo problemas cardiovasculares.

A pesquisa contou com a orientação do prof. Dr. Diego Christofaro e coorientação da profª. Drª. Cristina Fregonesi. A revista Supportive Care in Cancer tem fator de impacto importante na área oncológica e publica artigos relacionados a terapias de suporte ao câncer em todos os estágios da doença.