Design sem nome 6

NDE propõe inovações para os cursos

Núcleo Docente Estruturante do curso de Ciência da Computação atualiza conteúdos na grade dos cursos de informática com temas como Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Desenvolvimento Móvel e outras novas metodologias para modelagem de software (SP)

No dia 28 de fevereiro de 2021, o curso de Ciência da Computação da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou a primeira reunião de 2021 do Núcleo Docente Estruturante (NDE) que contou com a presença, além de membros do NDE, dos professores do curso que trabalham com disciplinas focadas no ensino de tecnologia.

Ao longo de toda a reunião, foram discutidos assuntos referentes a readequações da grade curricular de forma a inserir novos conteúdos com o objetivo de aprofundar os conhecimentos relacionados a temas como Inteligência Artificial, Ciência de Dados, Desenvolvimento Móvel e novas metodologias e ferramentas para modelagem de software. Para o professor doutor Almir Camolesi, docente do curso e um dos integrantes do NDE, tais reuniões são muito importantes pois “garantem a sobrevida dos cursos e nos permitem trazer experiências adquiridas ao realizarmos nossas tarefas de profissionais de mercado aos cursos. Frequentemente, estamos em contato com empresas, egressos dos cursos e profissionais de tecnologia, que nos trazem as novas tendências e ferramentas vigentes no mercado de trabalho. Por meio do NDE, podemos trazer tais melhorias para a grade curricular de nossos cursos e deixar os mesmos de forma mais atraente e alinhados ao que os alunos irão encontrar no futuro de suas profissões”, relata o professor.

Vale destacar que no NDE são discutidos os assuntos e, dependendo das interferências que os mesmos causam na grade curricular de um curso de graduação, tais mudanças devem ser, posteriormente, apresentadas a órgãos colegiados da instituição e/ou serem encaminhadas para aprovação do Conselho Estadual de Educação (CEE), órgão ao qual os cursos da FEMA estão vinculados e garante a qualidade dos mesmos.

A FEMA, com foco em trazer melhorias e deixar as grades curriculares mais dinâmicas e próximas ao mercado de trabalho, criou em 2019 para cada um de seus cursos um Núcleo Docente Estruturante. Segundo o Portal do Ministério da Educação, o NDE é um grupo formado por membros do corpo docente, de um curso de graduação, com atribuições de acompanhamento, atuante no processo de criação, consolidação e contínua atualização do projeto pedagógico do curso.