Alex Poletto e Gerson Beneli

Atual diretoria do IMESA completa dois anos

Sob a nova gestão, o IMESA realizou inúmeras ações institucionais e pedagógicas

A direção do Instituto Municipal de Ensino Superior de Assis (IMESA), da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), completa mais um ano sob a gestão do professor mestre Gerson José Beneli e do professor doutor Alex Poletto, no dia 22 de agosto de 2020. São dois anos de grandes ações mobilizadoras e realizações institucionais pedagógicas que enriqueceram ainda mais a vida cotidiana da FEMA.

De acordo com o professor Gerson, foram dois anos de muitos projetos e desafios enfrentados. “Já estamos vendo os frutos de nosso trabalho frente à direção do IMESA, mas há ainda muitos outros projetos que queremos realizar, como o do Centro Universitário, que é um sonho antigo de toda a nossa comunidade acadêmica, que também já está bastante adiantado e, esperamos que em breve, já seja encaminhado ao Conselho Estadual de Educação, o CEE. Por estes motivos, nos sentimos felizes e agradecidos a todos, na esperança de que todos estes projetos se consolidem brevemente, o que certamente fará da FEMA/IMESA uma Instituição alicerçada em bases sólidas, para enfrentarmos os desafios do futuro, com muita inovação e compromisso com ensino superior de qualidade”, fala Beneli.

Dentre algumas ações institucionais e pedagógicas iniciadas e realizadas nesse segundo ano de gestão, podem-se destacar a consolidação e implantação do Financiamento Estudantil Próprio (FEP), que beneficiou alunos de todos os cursos da instituição; a consolidação dos Núcleos Docentes Estruturantes (NDE) para cada coordenadoria de curso, que foi e continua sendo importantíssimo e essencial no enfrentamento da Pandemia do novo Coronavírus. Implantação e ampliação do Núcleo EaD.

No âmbito da pesquisa acadêmica, teve a ampliação da cota do PIC (Programa Iniciação Científica) para 120 bolsas, sendo 60 para aos alunos e 60 para docentes da Instituição, bem como também a criação da Revista Eletrônica e Digital INTELECTO; que lançou a sua 2ª Edição com pesquisas de PIBIC e PIBITI finalizadas ainda em 2019. Implantação das Bibliotecas Digitais “MinhaBiblioteca” e “RT-Proview, proporcionando o acesso virtual a referências bibliográficas atualizadas e de alta qualidade. Elaboração e confecção do Regulamento Interno de Funcionamento e Uso do Inova FEMA, espaço compartilhado para pesquisa e inovação.

Para Alex Poletto, vice-diretor acadêmico, "chegamos a dois anos de mandato, com muito trabalho, muitas mudanças e muitas realizações acadêmicas. Ampliamos o projeto FEMA Robótica para o município de Tarumã e tem dado muitos frutos. Vale destacar o grande esforço científico e técnico na elaboração do Projeto Pedagógico do curso de Engenharia Civil, depois do de Arquitetura e Urbanismo, como a aprovação também das pós-graduações em Informática e Enfermagem. Protocolamos no CEE, os Projetos Pedagógicos dos cursos de Educação Física, e de Pedagogia, este último na modalidade EaD. Realizamos inúmeras ações primordiais para o enfrentamento à Pandemia do novo coronavírus e continuamos na elaboração do projeto para transformar a FEMA em um Centro Universitário, que não depende somente da direção acadêmica, e sim de um esforço e empenho institucional, acadêmico e administrativo. Enfim, foram dois anos muito produtivos", comenta Poletto.

A elaboração do projeto de transformação do IMESA/FEMA em Centro Universitário (UNIFEMA) está a todo vapor. O PDI, Plano de Desenvolvimento Institucional da FEMA para os próximos 5 anos já foi elaborado, assim como uma nova proposta de Plano de Carreira, que ainda será apresentada aos docentes.

Por conta da pandemia do novo coronavírus, foram realizados treinamentos com os professores a respeito da plataforma Moodle e sobre a ferramenta Teams, implantada oficialmente para que a ministração de aulas on-line síncronas fossem possíveis, além de outras aquisições de equipamentos que foram essenciais para este período. Houve também uma participação massiva dos cursos de graduação no FEMA Cidadania, com a realização de Lives, Webinars e outras ações em conjunto com a comunidade externa.

Segundo os diretores, o comprometimento e a competência das coordenadorias de cursos, bem como de seu corpo docente, com o apoio administrativo e financeiro da FEMA, estão sendo essenciais para oferecer cursos cada vez mais renovados. “Os cursos de graduação da Instituição são antenados com o mercado de trabalho, com as inovações e com a qualidade, ofertando inúmeras atividades internas e de extensão, culminando com um ensino sério e compromissado com a educação do país”, finaliza Alex.