Main Menu

Conheça a Fema

notícia hospital de campanha

FEMA recepciona os novos contratados


O acolhimento dos 45 selecionados aconteceu no campus da instituição, na manhã de sábado, 16 de maio de 2020, e foi feito por professoras da FEMA e colaboradoras da Prefeitura de Assis

 

 

 

 

Professoras do curso de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) e colaboradoras da Secretaria da Saúde da Prefeitura Municipal de Assis fizeram o acolhimento dos 45 profissionais de saúde recém selecionados para atuarem no Hospital de Campanha do município, em fase final de implantação, com o objetivo de receber pacientes com Covid-19. A recepção aconteceu na manhã de sábado, dia 16 de maio de 2020, nas dependências da FEMA.

 

Na ocasião, as enfermeiras e professoras da FEMA, Shirlene Pavelqueires e Arlete Aparecida Marçal, receberam os profissionais selecionados - médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, técnico de farmácia, farmacêuticos, assistentes social e fisioterapeutas. Participaram também as funcionárias da Secretaria da Saúde de Assis, Cristiane Bussinati (Coordenadora de Programas e Projetos), Camila Delchiaro (Coordenadora da Atenção Básica do Município), e Ana Maria de Filippo (Coordenadora de Recursos Humanos).

 

Durante toda a manhã, as profissionais ouviram os selecionados, acolheram suas dúvidas e explicaram o funcionamento do Hospital de Campanha de Assis. Além disso, explicaram sobre a contratação e realizaram um esboço prévio da escala de trabalho, planejando o esquema de plantões. Também foi entregue a eles o documento com o Protocolo de Operações Padrão (POP), com as rotinas de todo o funcionamento do Hospital de Campanha de Assis.

 

Um corpo técnico composto de professores da FEMA, médicos e enfermeiros, além de outros profissionais do Comitê de Contingenciamento Covid-19 de Assis, fizeram o desenho e planejamento da estrutura e funcionamento do Hospital de Campanha. A unidade de saúde tem, no total, 32 leitos, 2 consultórios de Acolhimento com Classificação de Risco, 2 consultórios médicos, 1 sala de estabilização com respiradores, 1 farmácia, além de vários estandes para uso comum da equipe médica e de enfermagem.

  

A professora Shirlene explica que tudo é novo neste cenário de Hospital de Campanha e que algumas referências foram tiradas na literatura médica, no entanto, nunca houve na história um Hospital de Campanha para um vírus como o coronavírus e que todo o desenho teve que ser estudado e pesquisado nas condutas de outros países e com base em muita pesquisa. Alem disso, era necessário adaptar às necessidades e características epidemiológicas de Assis e região. "Fizemos um desenho do fluxo de atendimento, de como o paciente chega, para onde vai, como deve ser cuidado, de onde vem sua refeição e, sobretudo, pensamos no treinamento específico dos profissionais de saúde que atuarão no Hospital de Campanha, já que essas pessoas estarão na linha de frente e precisam se paramentar e desparamentar para trabalharem em segurança", fala Shirlene.

  

Na próxima semana o trabalho permanece na FEMA, enquanto os últimos detalhes da instalação física do hospital acontecem. As professoras continuarão a se reunir com os profissionais de saúde selecionados para capacitação de paramentação e desparamentação e sobre intubação endotraquial, procedimento importantíssimo em pacientes com Covid-19 e muito arriscado de contaminação.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top