atividades acompanhadas moodle

Professores fazem atividades acompanhadas

Professores da FEMA relatam que volume de atividades e tempo à disposição dos alunos têm sido maior do que era esperado. É a tecnologia à serviço da educação

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) está oferecendo, desde o dia 23 de março de 2020, atividades acompanhadas remotamente aos alunos de todo os 11 cursos de graduação oferecidos pela instituição. A medida foi uma resposta do Conselho ao decreto estadual que suspendeu as aulas presenciais por conta da pandemia do novo coronavírus.

Os professores e alunos, por meio do ambiente online Moodle, estão cumprindo o calendário acadêmico que foi planejado para o ano de 2020 através de aulas, trabalhos e provas e acessando todo o material disponibilizado pelos professores, bem como tendo contato online direto com os professores.

Segundo Luciano Merlin, coordenador de Ciências Contábeis, cada professor do curso está fazendo adaptações de acordo com o conteúdo de sua disciplina, sendo que as mais práticas são também acompanhadas de vídeos ao vivo, utilizando de tecnologias diversas, o que deixa o aluno também atualizado nas ferramentas disponíveis.

As atividades são diversas, como trabalhos de pesquisa na biblioteca digital, análise de casos, exposição de opinião a respeito de um assunto discutido, solução de exercícios, dentre outras.

Para Luciano, “está sendo uma experiência incrível, um desafio que está sendo vencido a cada aula, de forma que possamos em tempo real e depois acompanhando o aluno, tratar os assuntos que seriam vistos em sala de aula. Os conteúdos têm sido até maiores do que o previsto, temos percebido que alguns professores estão ficando à disposição do aluno bem mais tempo do que ficava antes, em sala de aula, respondendo pelas mídias disponíveis, em horários alternativos, de forma espontânea, o que leva a um ganho de produtividade e aproxima o docente do aluno, garantindo a qualidade do ensino”, avalia o professor Luciano.

A diretoria da FEMA acredita que com as atividades acompanhadas que estão sendo realizadas via Moodle e outras plataformas, como o Discord e o Google Meet, as reposições das aulas não serão necessárias ao final deste período de enfrentamento da pandemia do coronavírus. As aulas presenciais, que foram suspensas no dia 17 de março de 2020 e foram fixadas inicialmente por 30 dias, podem ser ainda prorrogadas, assim como as atividades acompanhadas.

Todas as medidas sobre a suspensão de aulas presenciais estão seguindo as orientações das autoridades de saúde e políticas do país e do mundo, como o Ministério da Saúde e a Organização Mundial da Saúde (OMS). A FEMA continua seguindo todas as normas e portarias estabelecidas pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Estadual de Educação (CEE).