Main Menu

Conheça a Fema

Policlínica Vitória

FEMA inaugura Policlínica na EFS Vitória       

Unidade é uma das sete que serão entregues nos próximos dias

 

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em parceria com a Prefeitura de Assis, inaugurou no dia 18 de outubro de 2019 a Policlínica FEMA Vitória, na Vila Progresso. Essa é a primeira de sete novas unidades a receber as centrais de atendimento. As outras seis serão no Bomfim, Prudenciana, COHAB IV, Vila Maria Isabel, Jardim Paraná e Vila Operária.

 

A ideia é trazer os alunos do curso de Medicina para fora da sala de aula e dar a oportunidade de, na prática, oferecer um atendimento mais humanizado, exclusivamente pelo SUS. Segundo Eduardo Vella, diretor executivo da FEMA, a implantação das Policlínicas faz parte do plano pedagógico feito para o curso e que era uma necessidade oferecer essa oportunidade aos alunos. “Proporcionar aos alunos um espaço de vivência com a realidade, onde vão experimentar, estando aqui nas unidades de atendimento, a realidade da saúde junto à população. Este é o grande ganho dos alunos – sair da teoria e vir para prática, de olhar para as pessoas e de poder efetivamente praticar a medicina, com a supervisão dos professores. O maior beneficiado é a comunidade, que terá mais médicos a disposição para o atendimento”, fala Vella.

 

Para Gerson José Beneli, diretor acadêmico da FEMA, essa parceria com a Prefeitura de Assis é o que possibilitou trazer aos bairros a possibilidade de receber o atendimento ensinado e oferecido pela FEMA, através de seus alunos. Alex Poletto, vice-diretor acadêmico da FEMA, ressalta que com a implantação do curso de Medicina, que já está em seu quinto ano, havia a necessidade da criação de ambientes onde os alunos pudessem desenvolver capacidades práticas.

 

O prefeito de Assis, José Fernandes, enfatiza que essa parceria com a FEMA “é a valorização da atenção básica, na qual nós, juntos, conseguimos viabilizar esses recursos para inaugurar as Policlínicas. A saúde em Assis caminha a passos largos e essa parceria entre poder público e FEMA dá um ganho significativo. Nós queremos melhorar e mudar o quadro, criar um novo paradigma de atendimento a nossa saúde e a nossa população de Assis”.

 

Dr. Jairo dos Reis, coordenador do curso de Medicina da FEMA, explica como funcionará o atendimento na Policlínica: “a unidade estará dentro do sistema de marcação de consultas do SUS, o SISREG. Por enquanto, as pessoas que serão atendidas aqui são as que moram no entorno da unidade, mas garantimos que, em um futuro próximo, provavelmente em 2020, pessoas que moram em bairros distantes das unidades poderão, de acordo com as suas necessidade de marcação de consultas e exames, serem atendidas aqui, caso precisem ser atendidas por algum especialista que tenha nas nossas unidades”.

 

Pedro Pitoti, professor do curso de Medicina, destaca que o atendimento será feito individualmente pelos alunos e depois serão discutidos todos os casos com o professor responsável pela área médica, levando em consideração a história clínica do paciente e os exames físicos realizados pelo aluno. “Em seguida, trabalhamos a questão do raciocínio clínico e da conduta com o paciente, dentro dos princípios da saúde do SUS, tentando atender a demanda da população”, finaliza.

 

A Policlínica fica na Unidade Estratégia de Saúde da Família (ESF) Vitória, rua Irmã Maria José Trevisan, nº 39. O telefone para contato é o (18) 3321-1618.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top