Main Menu

Conheça a Fema

Fórum

FEMA discute abertura do aeroporto de Assis

O I Fórum de Desenvolvimento Regional, que discutiu a reabertura do aeroporto de Assis, foi um sucesso e o superintendente do DAESP diz que em aproximadamente 45 dias é possível que uma linha de voo comercial já esteja funcionando

 

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) realizou, no dia 14 de outubro de 2019, o I Fórum de Desenvolvimento Regional, que debateu a reabertura do Aeroporto Estadual de Assis com uma linha aérea comercial. O Fórum teve a participação de importantes lideranças políticas, empresariais, comerciais, educacionais e de entidades de classes. Aproximadamente 140 pessoas encheram o anfiteatro da FEMA durante o evento.

 

A estrela da tarde foi o convidado de honra, Dr. Antônio Claret de Oliveira, que é superintendente do Departamento Aeroviário do Estado de São Paulo (DAESP). A presença dele foi possível graças aos esforços dos dirigentes da FEMA, com a articulação do deputado estadual Ricardo Madalena. Na cena das discussões, também marcou presença o presidente da Associação Comercial e Industrial de Assis (ACIA), Nami Sabeh, o empresário do ramo de turismo, Rafael Jalloreto, o prefeito de Maracaí e presidente do Consórcio Intermunicipal do Vale do Paranapanema (CIVAP), Eduardo Sotana, o Tatu, e o prefeito de Assis, José Fernandes.

 

Dr. Antonio Claret de Oliveira, do DAESP, diz que a aviação regional está evoluindo muito no Estado de São Paulo e que Assis faz parte do plano de desestatização de 22 aeroportos, como determinou o governador João Dória. “Nós precisamos valorizar esses aeroportos para dar mais valor a eles e Assis tem um aeroporto praticamente pronto para usar com essa aviação regional. Agora é só uma questão de garantir o fluxo de passageiros. Se nós garantirmos o fluxo de passageiros ou se conseguirmos o apoio do empresariado até que haja a consolidação disso, eu acredito que em 30 ou 45 dias tenhamos aviões decolando e pousando no aeroporto de Assis”, enfatiza o superintendente do DAESP.

 

Para Arildo Almeida, presidente da FEMA, é papel da FEMA, que há 30 anos faz sua história em Assis e região, levantar essa discussão acerca da reabertura do aeroporto de Assis e botar a mão na massa para que isso realmente aconteça. “Importantes lideranças políticas, empresariais e sociais estiveram reunidas no Fórum discutindo um só interesse: uma linha comercial de voos direto de Assis para São Paulo. A FEMA tem orgulho de ser palco dessa discussão, que trará maior desenvolvimento econômico a toda uma região”, salienta Arildo.

 

Gerson José Beneli, diretor do IMESA e advogado atuante, diz que a união de forças, neste momento, é fundamental para um bem comum, que é a reabertura do aeroporto. “Nós temos que juntar lideranças, como prefeitos, não só de Assis, mas de todo o CIVAP, entidades como a ACIA, a FEMA, as demais universidades e faculdades da região. Todos nós, coletivamente, estamos na luta para trazer um voo regular para Assis. E é isso que fizemos neste Fórum, com amplas discussões sobre o aeroporto de nossa cidade”, fala Gerson.

 

O evento aconteceu depois de diversas tentativas de várias entidades da sociedade, dentre elas a FEMA e a prefeitura municipal, de reestabelecer os voos no aeroporto de Assis. O presidente da FEMA, Arildo Almeida, o professor Gerson José Beneli, diretor do IMESA, e o professor Eduardo Vella, diretor da FEMA, organizaram todos os detalhes do evento e também deram suas contribuições no debate.

 

Eduardo Vella, diretor da FEMA, diz que é um momento de muito orgulho para a FEMA, visto que este evento fomenta a economia e o desenvolvimento regional. “É um privilégio sediarmos um Fórum, onde foi anunciada a possibilidade de reabertura do aeroporto de Assis com prazos factíveis”, comemora professor Eduardo.

 

Todos os presentes saíram do Fórum bastante confiantes, visto que o Dr. Claret verbalizou claramente que Assis tem grandes chances de ter uma linha de voo comercial dentro de 30 ou 45 dias em seu aeroporto e que agora só é necessário avançar em um plano de trabalho conjunto para que isso aconteça.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top