Main Menu

Conheça a Fema

Medicina dá início a aulas práticas de Cirurgia

As aulas práticas ocorrem na UBS Jardim Paraná e na Santa Casa de Misericórdia de Assis. Alunos do quarto ano aprendem de forma prática com o paciente, sob supervisão de um médico professor

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

 

 

A primeira turma de Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), que hoje cursa o quarto ano da graduação, iniciou neste mês de agosto as aulas do módulo de Cirurgia, dentro da disciplina de Integração Ensino Serviço Comunidade (IESC).

 

Com aulas 100% práticas desde a primeira etapa, os alunos divididos em dois grupos, acompanhados pelos professores Dr. Ricardo Estefani, cirurgião plástico e mestre, e o Dr. Marcelo Demian, cirurgião cabeça e pescoço, atuantes na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Paraná e da Santa Casa de Misericórdia de Assis, respectivamente, atenderão os pacientes desde a chegada no posto até a cirurgia.  

 

Esta é a primeira vez que este módulo está sendo ministrado. Os alunos são divididos em duas turmas de 30 pessoas, sendo 60 ao todo, e se revezam ao longo de 3 dias na semana, cada turma em um local diferente – a primeira na UBS Jardim Paraná e a segunda na Santa Casa. Os estudantes atendem das 13h30 às 17h10 e, depois, vão para sala de reuniões, reportar o que foi feito durante o dia.  

     

Após cada atendimento, os alunos se reúnem com o professor responsável e avaliam tudo o que foi feito durante o ato. “Aí, os alunos fazem os prontuários, o histórico médico, relatam os exames físicos e até que tipo de anestesia foi utilizada durante o procedimento. Isso traz segurança tanto para o médico quanto para o paciente, já que todos esses procedimentos fazem parte do ato cirúrgico”, fala Dr. Ricardo. 

   

Para o médico e professor responsável pela disciplina prática na UBS, “a faculdade de Medicina participa muito da gestão de saúde no município e a tendência é, que formando as turmas, a comunidade seja cada dia mais beneficiada pela qualidade do atendimento que estamos proporcionando na educação destes futuros médicos. É uma diretriz, tanto do Ministério da Saúde quanto do Ministério da Educação, que as faculdades de Medicina se aproximem mais da população e é isto que estamos fazendo. Estamos dando prioridade a uma Medicina que seja humanizada e que atenda ao que a comunidade externa precisa”.  
 

Isto tudo só se tornou possível graças às parcerias que a FEMA mantém com a Secretaria Municipal da Saúde de Assis e com o convênio, assinado recentemente pela instituição de ensino e a Santa Casa, para o estágio prático e futuro internato dos quintos e sextos anos das turmas de Medicina da FEMA.  

  

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS 

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top