eadAlunos aprendem novas metodologias

A palestra “Inovações Disruptivas em Educação e Metodologias Ativas” abordou a quebra de paradigmas do modelo tradicional de ensino e mostrou como funcionam as novas metodologias de EAD híbrido

Por Glauciana Nunes

Alunos de todas as séries dos curso de Química, uma turma de Ciências Contábeis e duas turmas de Enfermagem da FEMA assistiram à palestra “Inovações Disruptivas em Educação e Metodologias Ativas”, no dia 8 de fevereiro de 2019, no campus da instituição, ministrada pelos professores Tacito Graminha Campois e Leandro Henrique Magalhães.

O conteúdo da palestra tratou sobre a quebra dos paradigmas do sistema tradicional de ensino, com a adoção do Ensino à Distância (EAD), no modelo híbrido, que o curso de Química passa a adotar em 2019. Os palestrantes falaram, em especial aos alunos do primeiro ano de Química, sobre a importância da participação deles nesta nova metodologia, já que eles terão conteúdos disponibilizados no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

De acordo com a professora doutora Mary Leiva de Faria, coordenadora do curso de Química, a apresentação teve muita pertinência, visto que a educação passa por um novo momento, com inserção de tecnologia a favor da aprendizagem. Ou seja, o ensino de hoje não pode mais ser feito como antes. “O palestrante abordou a quebra de paradigmas de que o professor é o único detentor do conhecimento. O professor, agora, é o organizador de um conteúdo. Se o aluno quiser, ele encontra todo o conhecimento nos meios digitais. O professor passa a ser um facilitador do processo de aprendizagem”, falou Mary.

Na Química, o ensino da disciplina Escola e Currículo já acontece no sistema hibrido, no qual o aluno desenvolve atividades educativas pelo sistema online e off-line, com a mediação do professor, por meio das tecnologias da informação e comunicação. O palestrante Tácito deixou claro que, se o estudante já tem o conhecimento prévio do conteúdo, a aula presencial torna-se muito mais rica. Ou seja, se ele trabalhar anteriormente no ambiente virtual de aprendizagem, a aula presencial se tornará um momento de aplicação e análise dos conteúdos.

Na segunda parte da palestra, os graduandos puderam ver um jogo, que os palestrantes apresentaram. O jogo faz parte dessas novas metodologias ativas de ensino-aprendizagem e os professores demonstraram como a leitura prévia do conteúdo, no AVA, ajuda no melhor rendimento da aula prática, que é dada presencialmente.

Essa palestra também faz parte de um novo momento da FEMA, que tem se esforçado para modernizar-se e migrar para novos modelos de educação, frente aos desafios que a tecnologia têm colocado.