femaroboticaaaAbertas inscrições para curso gratuito

FEMA recebe, de 18 de fevereiro a 7 de março de 2019, inscrições gratuitas para processo seletivo para o curso FEMA Robótica, voltado para alunos de ensino fundamental e médio

Por Glauciana Nunes
Assessoria de Comunicação FEMA

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) divulga as inscrições para a segunda edição do projeto de extensão aberto para a comunidade de crianças e adolescentes do ensino fundamental e médio, o FEMA Robótica. São 42 vagas para 3 turmas, divididas em: 14 vagas são oferecidas para alunos de escolas particulares, 28 vagas para escolas públicas. O curso tem como foco o aprendizado dos conceitos básicos de eletrônica, robótica, programação e matemática para construir seu próprio robô com materiais como motores, luzes e bateria, utilizando-se de um kit LEGO.

O conteúdo fica a cargo do professor Diogo Lamotta, que cursa Análise e Desenvolvimento de Sistemas na Faculdade de Tecnologia e é um entusiasta da área da robótica. As aulas das turmas acontecerão no período matutino, das 9h às 11h e uma no período vespertino, das 13h30 às 15h30. As aulas de conteúdo básico ocorrerão em dois dias da semana alternados – segunda e quarta ou terça e quinta. Nas sextas-feiras de cada semana serão realizadas aulas com a junção das duas turmas do referido período.

Os requisitos para participação do projeto são que os alunos tenham de 13 a 16 anos de idade, sejam matriculados em escola pública ou privada de Assis ou região, tenham um bom rendimento escolar e sejam aprovados no processo de seleção para o curso. Serão desenvolvidas habilidades em exatas (matemática, física e lógica) e em comunicação também, com português e inglês.

O projeto é organizado pela Coordenadoria de Informática, que comporta os cursos de Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Ciências da Computação, que tem a frente a professora mestra Diomara Barros, e idealizado pelo professor doutor Almir Camolesi, em parceria com a Diretoria de Ensino da cidade. O FEMA Robótica é 100% viabilizado financeiramente pelo corpo executivo da Instituição, com o aval do diretor executivo, professor Eduardo Vella, e do presidente Arildo José de Almeida.

“O curso ensinará conceitos básicos de eletrônica, robótica e programação para construir seu próprio robô, com kits da marca LEGO. Também haverá o incentivo para aproveitar itens descartáveis, como copos, garrafas PET e outros, para ajudar na preservação do meio ambiente”, explicou Almir. Assim, a FEMA terá seu próprio time de robótica preparado para disputar campeonatos no Brasil e pelo mundo.