palestra fisioFisioterapeuta ministra palestra na FEMA

A palestra "Podoposturologia: a importância das palmilhas posturais”, ministrada pelo fisioterapeuta do Dr. José Otávio Castanha, reuniu mais de 50 estudantes e profissionais da área da saúde

Por Glauciana Nunes

Alunos de todos os anos dos cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Medicina da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) estiveram presentes, dia 15 de fevereiro de 2019, na palestra "Podoposturologia: a importância das palmilhas posturais”, ministrada pelo fisioterapeuta e acupunturista do Dr. José Otávio Castanha.

Além dos alunos dos três cursos da área da saúde, da FEMA, também assistiram à palestra profissionais já formados, da área de Educação Física e Fisioterapia, de Assis e região. O anfiteatro da FEMA recebeu um público de mais de 50 pessoas, que receberam os ensinamentos teóricos e práticos do Dr. José Otávio.

Para a coordenadora de Fisioterapia, professora mestra Maria Eulália Baleotti, a palestra encheu os participantes de ensinamentos valiosos, já que a técnica é super eficaz. “A palmilha proprioceptiva postural dá informações sensoriais para o cérebro, que fazem com que o cérebro entenda como é a pisada mais correta. E isso alinha a estrutura da pessoa ao andar ou correr”, falou Maria Eulália.

O fisioterapeuta, que possui quatro especializações - Recursos Terapêuticos Manuais e Posturais, Medicina Tradicional Chinesa, Podoposturologia Fisioclínica e Podally - falou da importância do uso da palmilha proprioceptiva postural, sobretudo para quem pratica esportes. Ele explicou que a palmilha é importante, por que diminui a sobrecarga músculo-esquelética, evitando o peso excessivo nos pés, já que um corpo em movimento é mais pesado que um corpo em repouso. Além disso, ele também falou que, se os pés estão com um apoio errado, o corpo distribui o peso sem harmonia. Ao passo que, com a correção da base, alinham-se e estruturam-se os segmentos corporais.

O palestrante também fez uma prática, além de passar os conhecimentos teóricos. Ele pegou um aluno da plateia e fez o exame de avaliação da pisada, da mesma forma que executa em seu consultório. Após isso, mostrou algumas palmilhas e falou da evolução tecnológica delas, explicando que hoje elas são personalizadas para cada tipo de pessoa. A técnica da podoposturologia permite que a palmilha seja pessoal, de acordo com o pé de cada paciente, corrigindo a pisada daquele indivíduo.