tamaranaAlunos visitam indústria em Tamarana-PR

Alunos do curso de Química da FEMA visitam a indústria Tamarana Tecnologia Ambiental, na cidade de Tamarana-PR, no dia 20 de outubro deste ano. A empresa é reconhecida nacional e internacionalmente, sendo uma das mais conceituadas na área de reciclagem de chumbo

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Em 20 de outubro deste ano, alunos do curso de Química Industrial da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), em visita técnica, foram à indústria Tamarana Tecnologia Ambiental, que fica na cidade de Tamarana-PR. A empresa é reconhecida nacional e internacionalmente, sendo, atualmente, uma das mais conceituadas na área de reciclagem de chumbo. Tem certificações importantes como ISO 14001, ISSO 9001 e a OHSAS 18001.

Durante a visita, os alunos conheceram as instalações da empresa. “Conhecemos a área de controle informatizado, sistemas de exaustão, almoxarifado e estação de tratamento de efluentes. Tivemos acesso também a todo o processo de recuperação do chumbo e demais componentes das baterias”, disse o professor Marcelo Silva Ferreira, docente no curso de Química da FEMA que acompanhou os alunos na viagem.

O processo de recuperação do chumbo, além de recuperar o metal, também recupera toda a estrutura plástica das baterias e do ácido sulfúrico que a compõem. Por meio de indústrias assim, com programas de qualidade, é possível alcançar a preservação e contribuição com o meio ambiente.

Durante o tour pela empresa, a turma foi acompanhada por dois funcionários que tiraram suas dúvidas sobre o processo industrial e controle ambiental. Visitas técnicas como essa demonstram a estreita relação entre o conteúdo teórico e a prática, sendo essencial que esses dois sejam aliados.