cursofotooCapacitação em fotografia para concurso

Professoras do curso de Fotografia da FEMA, Carmem Portilho e Lella Sodré, ministram capacitação em fotografia para professores da Rede Estadual de Ensino de Assis, a fim de instrui-los para auxiliarem as crianças na participação em um concurso fotográfico, que terá como tema “Consciência Negra”

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

A Rede Estadual de Ensino de Assis promove, uma vez no ano, um concurso fotográfico para seus alunos, aplicado pelos professores das escolas. Para que possam guiar as crianças da forma correta, as professoras do curso de Fotografia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) Carmem Portilho e Lella Sodré ministraram uma capacitação técnica para eles, que aconteceu no dia 19 de setembro, nas instalações da Fundação.

Representantes de cada escola, selecionados pela própria Rede, participaram do curso. Foram abordados pontos como técnica, composição, percepção, olhar, enquadramento e também sobre o conceito do concurso, realizado em parceria com o Instituto do Negro de Assis (Zimbauê), com o tema “Consciência Negra”.

O concurso é importante também por tratar de assuntos como o preconceito, racismo, ainda mais na situação que estamos vivenciando. Eles devem ser trabalhados com os jovens e, quanto mais cedo eles têm acesso às informações, é melhor. A história, a trajetória do povo negro, todas essas questões serão trabalhadas em sala de aula com os alunos para que eles participem do concurso” explicou a professora Carmem.

Após as fotografias serem entregues, elas passarão por uma pré-seleção feita pelos professores da escola e, então, serão enviadas às professoras Carmem e Lella para serem escolhidas quais serão as fotos premiadas. Serão selecionadas imagens para a primeira, segunda e terceira colocação.