Professora participa de curso na FioCruzelaineamorim

A responsável química pelo Cepeci e também professora da FEMA, Elaine Amorim, esteve na Fundação Oswaldo Cruz, no Rio de Janeiro, para participar de um curso de aprimoramento profissional

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

A professora mestra Elaine Amorim, dos cursos de Química Industrial e de Fisioterapia, e também responsável química pelo Centro de Pesquisas em Ciências (Cepeci), da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), esteve na Fundação Oswaldo Cruz (FioCruz), no Rio de Janeiro, para participar de um curso de atualização, de 17 a 21 de setembro. Essa categoria de curso foca em aprimorar o profissional, para que ele possa rever assuntos e estar por dentro das novidades de sua área de atuação.

O objetivo do curso, que ocorre anualmente, é a atualização dos profissionais na área de microbiologia de fármacos e fitofármacos, cosméticos, artigos e insumos de diálise e concentrado polieletrolítico, abordando a legislação vigente, aspectos teóricos e práticos para os diversos ensaios executados, de acordo com a metodologia oficialmente adotada no Brasil.

O ingresso no curso se dá após a avaliação do currículo do profissional e Elaine foi selecionada para a atualização em Análises Microbiológicas em Medicamentos Cosméticos e Insumos de Diálise. Os profissionais escolhidos para esse aprimoramento atuam, preferencialmente, na área de controle da qualidade de produtos, ambientes e serviços, áreas nas quais a professora exerce trabalho e pesquisas há anos.

O curso é teórico e prático, com carga horária de 40 horas, e acontece através do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS). Esse Instituto oferece os cursos de aprimoramento anualmente para profissionais de instituições públicas, tudo de forma gratuita. “A atualização do profissional é essencial para poder acompanhar o mercado de trabalho, para que ele sempre possa oferecer conhecimentos atualizados e coerentes. Para quem trabalha com pesquisas, principalmente em questões de saúde, é de extrema importância sempre ampliar a qualificação, mantendo qualidade e bons resultados no serviço”, falou Elaine.