Main Menu

Conheça a Fema

rondonluteciaO projeto acontece em Lutécia neste ano


Professores e alunos da FEMA, integrantes do projeto FEMARondon, estiveram em Lutécia-SP, em 15 de setembro de 2018, para programar as atividades, como minicursos, oficinas e palestras, que serão realizadas em outubro

 

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O FEMARondon é um projeto de extensão universitária desenvolvido por alunos e professores da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA). As atividades acontecem anualmente desde 2011 em cidades da região e, para a edição deste ano, Lutécia foi escolhida para receber o projeto.

 

No dia 15 de setembro, os participantes estiveram na cidade para conhecê-la e levantar informações a fim de planejar as oficinas, palestras e os minicursos que serão realizados no município. Essas atividades estão programadas para acontecerem na segunda quinzena de outubro de 2018 e são elaboradas para toda a população, desde crianças até a terceira idade.

 

O projeto tem caráter não assistencialista e busca promover o desenvolvimento das comunidades mais carentes de Assis e região. São realizadas ações culturais, sociais, ambientais, sobre tecnologia, de incentivo ao empreendedorismo, à educação e à saúde.

 

O professor doutor Osmar Aparecido Machado, elaborador do projeto e Coordenador do FEMARondon, destaca o principal objetivo do projeto: "Contribuir para que a sociedade se organize na resolução de problemas específicos do seu próprio meio e diminua, assim, a dependência de ações públicas. É um caráter multiplicador de conhecimentos”, falou o professor Osmar.

 

As atividades são gratuitas e abertas a toda comunidade.

 

O projeto FEMARondon

 O FEMARondon surgiu a partir de uma experiência com o Projeto Rondon nacional, que aconteceu em 2010 e foi criado pelo Ministério da Defesa, em parceria com os governos estaduais, municipais e instituições de ensino superior. A FEMA já esteve presente em 4 operações do projeto nacional, sendo essas nos estados de Tocantins, Goiás, Pernambuco e Maranhão.

 

Para cada ação anual são selecionados 20 alunos que passam por um processo seletivo com treinamentos, formação e capacitação para realizar as atividades do projeto. Antes de irem à campo, participam de reuniões com os professores para que possam traçar as atividades que serão oferecidas, de acordo com a necessidade de cada região trabalhada.

 

Desde o início do projeto na FEMA, mais de 150 alunos já participaram. É uma oportunidade para os alunos entrarem em contato com diversas realidades e desenvolver atividades práticas de empreendedorismo e cidadania, além de ser um diferencial no currículo acadêmico e pré-requisito básico para quem se interessar em participar do Projeto Rondon nacional.

 

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top