dedebancoideiaAlunos assistem aula na USP e visitam museu

Alunos da 1ª turma de Fisioterapia da FEMA assistiram a uma aula de anatomia no Instituto de Ciências Biomédicas da USP e visitaram o Museu de Anatomia Humana “Alfonso Bovero”

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Alunos da 1ª turma do curso de Fisioterapia da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) assistiram a uma aula de anatomia, no dia 30 de agosto de 2018, ministrada pelo professor mestre Alan J. B. Magalhães e a coordenadora do curso professora mestra Maria Eulália Baleotti, no Instituto de Ciências Biomédicas da Universidade de São Paulo (USP).

É impossível que o fisioterapeuta, que irá trabalhar com funcionalidade, faça uma boa avaliação ou prescrição de exercícios de forma adequada sem o conhecimento de estruturas anatômicas. Para entendermos como as estruturas podem ser lesionadas, primeiramente precisamos conhecê-las”, explicou a professora Maria Eulália. Após a aula, os alunos ainda visitaram o Museu de Anatomia Humana “Alfonso Bovero”, que foi reinaugurado em 24 de maio de 2017. O museu guarda o acervo de peças do primeiro professor de anatomia do curso de Medicina da USP, que veio da Itália para o Brasil em 1914, o Alfonso Bovero.

O acervo foi preservado graças ao curador e presidente do Conselho do museu, professor doutor Edson Liberti, quem fez questão de continuar com a conservação das peças. Todas foram mantidas para fins didáticos através de técnicas especiais, além da dissecação. “Foi uma oportunidade única dos alunos de Fisioterapia, entrar em contato com um acervo tão rico. Pudemos ver, por exemplo, o sistema vascular e o sistema nervoso de uma maneira que enriqueceu o conhecimento dos alunos e será importante para a formação deles”, disse a coordenadora Maria Eulália.