dedebancoideiaSemana Acadêmica e Gincana Solidária

Em agosto aconteceu a Semana Acadêmica dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da FEMA. O tema foi "Venha Transformar Ideias em Ações" já que no ano de 2018 houve uma novidade além da spalestras na programação: a Gincana Solidária, que arrecadou 2.000 peças de agasalhos e 1.939 itens de higiene pessoal

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Entre os dias 6 e 10 de agosto, aconteceu a Semana de Estudos Gerenciais, período em que os alunos e os professores dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) receberam palestras e participaram de atividades acadêmicas. “Venha Transformar Ideias em Ações” foi o tema para esse ano, que discutiu o perfil do profissional e a superação de resultados.

Além do conteúdo programático tradicional com as palestras, houve ainda uma novidade: a Gincana Solidária, que envolveu os alunos em uma competição de caráter educacional e solidário. Tudo com organização da coordenadoria dos cursos, pelo professor João Carlos da Silva e também pelas professoras Daniele Camargo e Valquíria Bueno. “Modificamos a semana para que pudéssemos ter essa parte prática. É de fundamental importância para os alunos terem essa noção humana”, explicou João Carlos.

Com cerimonial da professora Daniele, a palestra de abertura da semana foi com a coaching em gestão de pessoas Adriana Albuquerque, no dia 6. Adriana tem 17 anos de experiência em palestras para eventos corporativos e convenções, contando com mais de 1300 palestras em seu currículo, além de ser membro da Academia de Letras do Brasil (ALB/DF). Suas apresentações já foram assistidas por mais de 500 mil pessoas, inclusive no Japão, onde realizou uma turnê de palestras pela Expo Eventos Premium.

O Anfiteatro da FEMA estava lotado para prestigiar a apresentação da coach, que é uma das maiores palestrantes do país. No dia 7 houve a segunda palestra, com Alexandre Antônio Ferro, que falou sobre o perfil profissional do século XXI e as possibilidades do mercado altamente competitivo.

Durante a semana ainda foram completadas tarefas da Gincana Solidária, que começou em junho de 2018 com a Arrecadação de Agasalhos. Foram arrecadadas 2 mil peças de agasalho, entre elas cobertores, blusas de frio e calças, e todas foram doadas ao Fundo Social de Solidariedade de Assis, que posteriormente fez as doações para as entidades assistenciais da cidade.

Além de arrecadarem agasalhos, foram angariados também produtos de higiene pessoal, que serão destinados ao Grusol, um grupo social, formado por 93 membros da sociedade civil, no intuito de ajudar instituições de apoio à pessoas que necessitam de auda. No total foram 579 sabonetes, 313 cremes dentais e 1047 fraldas geriátricas. O professor Lucas Camilo, que integra o Grusol, se encarregará de entregar os itens nas próximas semanas.

A Gincana trabalhou aspectos como trabalho em equipe, liderança e interação, além de desenvolver organização, direção, controle e planejamento, tudo despertando o espírito solidário que há em cada pessoa. Dessa forma, não só o aluno ganha com a experiência para sua formação profissional, mas também aqueles que carecem de produtos tão essenciais para se viver de forma digna. “Quando realizamos uma ação solidária o próprio Universo conspira a favor. Ser solidário vai muito além de doar e pudemos trazer para o contexto da semana esse modelo para os alunos", completou o professor João Carlos.

Nos dias 8 e 9 de agosto as equipes se apresentaram para a banca de jurados. Os alunos, da 1ª à 4ª série dos cursos, se dividiram em grupos e uma das tarefas da competição era se apresentar com nome da equipe, mascote, uniforme, slogan e grito de guerra, além de apresentarem os vídeos que produziram em atividade para a semana. Os vídeos foram desenvolvidos com o intuito de divulgar a Gincana e foram avaliados por uma equipe técnica da TV FEMA.

No dia 16 de agosto foram anunciadas as equipes vencedoras. O primeiro lugar foi premiado com horas de atividade complementar e 1 dia no parque aquático TerraPark, com almoço e bebidas inclusos.

Os vencedores foram:

Primeiro lugar: Equipe Abrasadores, do segundo ano de Administração, com 445 pontos.

Segundo lugar: Equipe Feras, do terceiro ano de Ciências Contábeis, com 412 pontos.

Terceiro Lugar: Equipe Idealiza Ação, do primeiro ano de Administração, com 358 pontos.