oficinaupa2Aluno dá aulas de informática para crianças

Em parceria com a Kolping, organização social, a FEMA oferece aulas de informática para crianças

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) tem uma importante parceria com a Obra Kolping, em Assis. A coordenadoria dos cursos de Informática, que engloba duas graduações – Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e Bacharelado em Ciência da Computação – que tem a liderança do professor doutor Alex Poletto, oferece um aluno para preparar e ministrar aulas de Informática para crianças de 6 a 12 anos, que são atendidas pela Kolping.

A FEMA cedeu um estagiário para ministrar as aulas para essas crianças. Palver Matos Alves, estudante do 3º ano do curso de Análise de Sistemas, fica disponível 6 horas por dia, de segunda à sexta-feira, nos períodos da manhã e tarde, atendendo entre 50 a 70 crianças. O custo do estagiário é totalmente pago pela FEMA, que oferece bolsa de 100% da mensalidade para o aluno.

A parceria teve início nesse ano e as aulas começaram no mês de março. Os conteúdos, preparados por Palver, são cursos introdutórios sobre informática e computador. Também são praticados exercícios para desenvolver o raciocínio lógico e matemático para as crianças, com aplicativos interativos. “É muito importante cada vez mais colocar a informática na vida das crianças hoje, pois a tecnologia está muito próxima de todos. Deve-se disseminar esse conhecimento, para aplicar a informática no dia a dia, ajudando a criança a se desenvolver e, quem sabe, seguir carreira na área no futuro”, comentou o professor Alex Poletto.

Eles têm acesso à um laboratório com 15 computadores, da própria organização beneficente. A Kolping já oferecia aulas de informática com um voluntariado, porém procurou a FEMA esse ano para prosseguir com o projeto. O estágio é um benefício duplo, pois oferece oportunidade para o aluno ganhar a bolsa, além da experiência de enriquecer o currículo e também por oferecer conhecimento para as crianças. O serviço foi cedido até o final do ano de 2018 e deve continuar nos próximos anos.

Sobre a Obra Kolping

A Obra Kolping é um movimento social que atua em diversas cidades por todo o país, no campo social à serviço da comunidade. Eles oferecem ações sociais que promovem aspectos religiosos, profissionais, recreativos, culturais e familiares a fim de transformar a realidade das pessoas. Em Assis, a organização atende em média 200 pessoas por mês, desde crianças até idosos. Em parceria com a Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), aulas de Informática são oferecidas para crianças de 6 a 12 anos todos os dias. A Obra Kolping em Assis está localizada na Rua Curitiba, número 84, no Jardim Paraná.