oficinaupa2Palestra para alunos: Prevenção de Incêndio

Alunos da quarta série do curso de Química Industrial recebem palestra na FEMA com o bombeiro Antonio Carlos da Silva, sobre Combate e Prevenção de Incêndios

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Alunos da 4ª série do curso de Química Industrial, da Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA) assistiram a uma palestra em Combate e Prevenção de Incêndios, no último dia 4 de maio, na instituição. Os conhecimentos foram passados pelo bombeiro aposentado sargento Antonio Carlos da Silva.

De acordo com o sargento Antonio, a prevenção de incêndios é tão importante quanto saber como agir quando ocorrem. É possível evitar e controlar antes que se tornem tragédias com o devido treinamento e Antonio orientou os alunos sobre essas situações.

Durante a palestra foram estudadas fatalidades que ocorreram no Brasil, como o incêndio na Boate Kiss, que matou 242 pessoas e feriu 680 em uma casa noturna em Santa Maria (RS), em 2013. Elementos do processo incendiário, materiais e construções que tem a finalidade de minimizar a propagação do fogo e as diferenças entre os métodos de extinção de incêndio foram mostrados e ensinados.

A professora doutora Patrícia Cavani Martins de Mello, organizadora do evento, falou da importância dos alunos terem esse ensinamento teórico, com uma simulação de incêndio, sob a orientação de um bombeiro. “Esses conhecimentos são essenciais para qualquer profissional, sobretudo para o Químico, já que ele deve saber como reagir em uma situação de risco e até prevenir acidentes, além de identificar os sinais de um princípio de incêndio”, falou a professora Patrícia.