Main Menu

Conheça a Fema

Processo Seletivo SMASFEMA participa festival de Informática


Cursos de Informática participam, em 28 de abril, do maior evento de divulgação de softwares livres da América Latina. 

 

Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), participa, com os cursos de Análise de Sistemas e Ciência da Computação, do Festival de Instalação de Software Livre da América (FLISoL), que é o maior evento de difusão de Software Livre na América Latina. O evento acontece no mesmo dia em 20 países e mais de 100 municípios no Brasil. O festival acontecerá das 9h às 12h e das 13h às 17h, nos Laboratórios de Informática na FEMA, no Bloco 7 do campus.

 

Em Assis, a organização do evento é realizada pela Coordenadoria de Informática da FEMA, que tem o professor doutor Alex Poletto a frente, e o professor Douglas Sanches da Cunha é o responsável pela programação do evento. Atualmente existe uma infinidade de softwares livres conhecidos que são gratuitos. “Existem muitos softwares livres a disposição na rede, que não são utilizados por falta de conhecimento. A maioria das pessoas está acostumada a usar softwares pagos e nem sempre atentam para o fato de que ao solicitarem uma instalação em seu computador ou notebook podem estar utilizando um programa que não é legalizado”, pontuou professor Douglas.

 

Nesse aspecto, o FLISoL cumpre a função de divulgar os softwares livres que estão disponíveis para usar na rede, sem qualquer custo e muitos benefícios. Douglas ainda cita o exemplo do Software Libre Office, que oferece editor de textos, planilha, apresentação, editor de desenhos e banco de dados. Por ser pouco conhecido, o software não é muito utilizado.

   

Segundo Alex Poletto, o FLISoL é gratuito e destinado a estudantes, acadêmicos, empresários, trabalhadores, funcionários públicos e mesmo pessoas sem conhecimentos de informática. O evento é diversificado e oferece várias atividades aos participantes. As pessoas poderão conhecer mais sobre o assunto, participando das oficinas e da palestra. Inscrições, programação e mais informações sobre o evento podem ser encontradas em nosso site.

   

SOBRE O FLISoL

O festival ocorre desde 2005, sempre no 4º sábado do mês de abril. O principal objetivo é promover o uso de softwares livres, informando o público sobre filosofia, alcance, avanços e desenvolvimento. No dia do evento as várias comunidades de software livre, que envolvem os países, cidades e sedes, realizam várias atividades relacionadas à divulgação dos softwares. Acontecem atividades como a instalação de forma gratuita e totalmente legalizada destes softwares nos computadores e notebooks dos participantes.

   

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top