Main Menu

Conheça a Fema

aimesnoticiaFEMA é sede do encontro da AIMES-SP 


 Instituições Municipais de Ensino Superior discutem criação de Associação Nacional, durante VIII Encontro Educacional, que será na FEMA, de 4 a 6 de abril de 2018

 Por Glauciana Nunes e Isabella Chiampi

Assessoria de Comunicação FEMA

 

A Associação das Instituições Municipais de Ensino Superior de São Paulo (AIMES-SP) realiza, de 4 a 6 de abril de 2018, na cidade de Assis (SP), seu VIII Encontro Educacional. A Fundação Educacional do Município de Assis (FEMA), que é uma das Associadas, será palco deste grandioso evento.

 

Além do tradicional espaço para troca de ideias, debates e palestras, esta edição do encontro tem na pauta uma grande novidade: a criação de uma entidade nacional, que congregue as instituições municipais de ensino superior brasileiras.

 

De acordo com o presidente do Conselho Curador da FEMA, Arildo José de Almeida, o compartilhamento de ideias e experiências é importante para fortalecer as ações da AIMES-SP. “Devemos estreitar cada vez mais o contato entre os filiados. Nesse sentido, os objetivos e necessidades das entidades públicas ganham expressiva representatividade. Além disso, a criação de uma entidade nacional fortalece ainda mais a educação brasileira”, falou Arildo.

 

O Brasil conta com 70 instituições municipais de ensino superior. São faculdades, centros universitários e universidades públicas, que, atualmente, encontram-se distribuídas nos estados de Pernambuco, São Paulo, Goiás, Santa Catarina, entre outros. Essas instituições seguem as mesmas normas impostas às escolas públicas (contratação por concurso, compras via processo licitatório etc.), porém, se diferem destas ao utilizarem práticas de mercado próprias da iniciativa privada (como a cobrança de mensalidades, por exemplo), gerando assim suas próprias receitas.

 

Programação VIII Encontro Educacional

 

- 04/04 (quarta-feira)

20h30 – Jantar de recepção.

 

 

- 05/04 (quinta-feira)

8h30 – Reunião AIMES-SP: em pauta, a criação da Associação Nacional das Instituições Municipais de Ensino Superior- ANIMES-BR, com a participação de IES dos estados de Santa Catarina, Goiás e Pernambuco.

12h30 – Almoço.

14h15 – Espaço para discussões: – Implementação de EAD; – Relação com Tribunal de Contas do Estado; – Avaliação dos especialistas do CEE; – VUNESP e os vestibulares de meio de ano e de 2019; – Relação com Ministério Público.

 

- 06/04 (sexta-feira)

9h - Novos equipamentos para cursos na área da saúde. Cláudio Santana, da empresa Csanmek Tecnologia.

10h - O novo FIES. Vicente Júnior - Diretor de Políticas e Programas de Educação Superior do Ministério da Educação.

11h - Indicador de qualidade para as IES municipais. Leandro Prearo e Daniel Gatti – professores da Universidade de São Caetano do Sul (USCS).

11h45 - Chatbot. Rodolfo Matos, da empresa Go ahead it.

12h15 - Adesão à Cátedra da AUALCPI (Associação de Universidades da América Latina e o Caribe para a Integração). Daniel Vaz - Vice-Presidente da AUALCPI.

13h - Almoço.

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

 

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

Back to top