Main Menu

Conheça a Fema

Lucio MarceloPesquisa de aluno é publicada em livro

De autoria de Marcelo Chanes, um dos mais renomados profissionais da área, publicação trata da sistematização da assistência de Enfermagem

Escrito por Silvio Moura

Assessoria de Comunicação FEMA

 

O aluno Lúcio Henrique D’avila Moreira, do terceiro ano do curso de Enfermagem da FEMA, teve seu trabalho de pesquisa científica publicado no livro “SAE Descomplicada”, escrito pelo doutor Marcelo Chanes, um dos mais conceituados profissionais da área.

A pesquisa, orientada pela professora Rosângela Gonçalves da Silva, coordenadora da graduação, e elaborada com recursos do PIC, o Programa de Iniciação Científica da FEMA, aborda as principais teorias de Enfermagem utilizadas pelos enfermeiros nos diferentes níveis de atuação à saúde e suas dificuldades para aplicação.

A aproximação entre Lúcio D’avila e o doutor Chanes começou em junho, em São Paulo, durante o I Encontro Internacional de Processo de Enfermagem – Raciocínio Clínico e a Era Digital, o Enipe. No evento, Lúcio expôs sua pesquisa, que chamou atenção do profissional, e, assim, surgiu o convite para integrar um capítulo da publicação.

No livro, Chanes, além de apresentar a SAE (Sistematização da Assistência de Enfermagem) como um processo de trabalho fundamental para o acompanhamento dos problemas e da evolução do paciente, exemplifica as melhores práticas de execução dessa atividade.

Enfermagem LivroGraduado pela USP, Marcelo Chanes é mestre, doutor e especialista em Administração Hospitalar. Também tem destacada atuação na área de Educação e Gestão e dirige a Marcelo Chanes Evoluindo Talentos.

Para Lúcio D´avila, ter sua pesquisa em um livro é um estímulo para seguir na carreira acadêmica. “Essa publicação é de grande valia para meu futuro. Ao mesmo tempo, esse reconhecimento do meu trabalho científico mostra o quanto a FEMA vem se tornando um polo de incentivo à pesquisa”.

Criado em 2001, o PIC da FEMA coloca o aluno em contato direto com a atividade científica e o engaja à pesquisa. Os estudantes são orientados por professores doutores e mestres em pesquisas que atendem a quatro áreas de estudo: Ciências Biológicas, Ciências Exatas e da Terra, Ciências da Saúde e Ciências Sociais Aplicadas. A Enfermagem está entre as graduações que mais desenvolvem pesquisas na instituição.

O livro “SAE Descomplicada – Sistematização da Assistência da Enfermagem”, da editora Guanabara Koogan, foi lançado recentemente e está disponível nas principais livrarias do país.

 

facebook logo

SIGA FEMA ASSIS

MAIS NOTÍCIAS DA FEMA

 

Back to top