informatica minicursoMinicurso "Como Projetar Banco de Dados"

Alunos aprenderam como modelar e construir uma base de dados

Escrito por Silvio Moura

A Informática da FEMA promove frequentemente eventos e minicursos para potencializar o desempenho dos alunos de Análise e Desenvolvimentos de Sistemas e Ciência da Computação. A mais recente atividade foi o “Como Projetar um Banco de Dados”.

Coordenado pelo professor doutor Alex Poletto, o minicurso reuniu 25 alunos de primeiro e segundo ano de ambos os cursos. Em dois sábados, as aulas mostraram como projetar adequadamente um banco de dados, entender conceitos fundamentais para a modelagem e a forma com as informações se inter-relacionam.

“O processo de modelagem também depende, muitas vezes, de aspectos subjetivos”, explica Poletto. “A teoria, claro, é fundamental, para entender os conceitos, os parâmetros. Por outro lado, é na experiência prática que estão as dificuldades, por isso o minicurso é importante”.

Modelar, nos termos de programação, é definir qual a estrutura deve ser montada para armazenamento e utilização de dados. Por exemplo, em uma base de dados de um lojista se deve ter registros como clientes, produto, compra e venda, dentre outros, para guardar os dados e utilizá-los adequadamente.

Na parte final, os alunos puderam ver uma implantação de banco de dados. “Utilizando SQL, simulamos a aplicação em dois sistemas gerenciadores: Oracle e MySQL. Assim, mostramos o processo de modelagem e como criá-los de forma diferente”, diz o professor Alex Poletto.

Os minicursos são complementares às aulas regulares e gratuitos. Para o curso de “Como Projetar um Banco de Dados”, os inscritos contribuíram com a doação de pacotes de arroz de 5 kg. No total, 125 kg foram arrecadados e doados ao Lar dos Velhos.

Os cursos de Informática da FEMA estão entre os mais prestigiados de Assis e região. Com aulas presenciais, os estudantes têm uma ampla estrutura e um corpo docente experiente, qualidades reconhecidas pela alta empregabilidade de estudantes formados e estagiários nas principais empresas do país.