enf nursinglogoArtigo publicado na revista Nursing de agosto

Pesquisa de aluna formada em 2016 aborda a violência contra o idoso no cenário familiar

Escrito por Silvio Moura

Mais uma vez, um artigo produzido por estudante do curso de Enfermagem da FEMA foi publicado na edição brasileira da Nursing, uma das mais prestigiadas revistas da área da Enfermagem.

Com o título “A violência contra o idoso no ambiente familiar”, a pesquisa de Amanda Lemes de Abreu, que se formou em 2016, teve como objetivo caracterizar a violência e seus diversos tipos às quais os idosos estão expostos no convívio familiar. Além disso, o material também apontou o perfil dos agressores e analisou as consequências que os atos de violência trazem às vítimas.

“Trata-se de uma revisão integrativa, realizada nos meses de abril e maio de 2016, através da base de dados Lilacs e com análise de 10 artigos publicados no período de 2011 a 2015”, descreve Amanda no artigo da Nursing.

enf nursingcapaOs apontamentos mostraram que as mulheres idosas são as principais vítimas e seus filhos, em grande maioria, são os próprios agressores. “O fator causador foi a dependência financeira e, em relação aos tipos de violência, as identificadas, respectivamente, foram a psicológica, física, financeira, negligência, sexual, agressão verbal e abandono”.

O professor Daniel Augusto da Silva acompanhou o desenvolvimento da pesquisa. O docente, aliás, também foi orientador de dois outros trabalhos, também publicados pela Nursing, “Qual a percepção do aluno de graduação em Enfermagem em relação às pesquisas científicas?”, de Marli Coelho Teodoro, em abril de 2016, e “Percepção dos enfermeiros frente ao atendimento de portadores do Transtorno de Borderline”, de Ana Paula Carvalho Cassiano, em setembro do ano passado.

O artigo de Amanda Lemes de Abreu está na edição de agosto de 2017 da Nursing. A revista tem importância nacional e seus artigos são indexados nos principais bancos de dados de Enfermagem, como Lilacs, Bdenf e Global Health. Mais sobre a revista Nursing no site www.revistanursing.com.br.